← Back Published on

BGS 2023 eleva o Patamar da Acessibilidade Para Pessoas com Deficiência

A BGS (Brasil Game Show) 2023 não apenas brilhou com as últimas novidades em jogos, mas também se destacou por sua forte ênfase na acessibilidade e inclusão, especialmente para pessoas com deficiência.

O evento ocorreu de 11 a 15 de outubro na Expo Center Norte, e se dedicou a criar um ambiente que não apenas celebrasse os jogos, mas também abrisse as portas para todos os gamers, independente das suas limitações físicas.

Espaço Adaptado para Acessibilidade Física

A BGS investiu pesadamente em infraestrutura adaptada para proporcionar uma experiência sem obstáculos para as pessoas com deficiências motoras. Rampas de acesso foram estrategicamente instaladas para que pudessem desfrutar plenamente de todos os stands e atrações.

Luana Oliveira, visitante com deficiência motora, compartilhou sua experiência “Nunca me senti tão incluída em um evento como me senti na BGS deste ano, cada stand, cada novidade, estava ao meu alcance. É um grande passo para a inclusão” afirmou.

Tecnologia a Favor da Inclusão Visual e Auditiva

A acessibilidade sensorial foi outro ponto de destaque no evento deste ano, stands foram equipados com tecnologias inovadoras para atender às necessidades dos visitantes com deficiência visual e auditiva. Desde descrição auditiva até monitores com legendas em tempo real.

“Finalmente pude participar de palestras e entender as novidades sem depender de alguém para traduzir. Isso significa muito para mim, a BGS está mostrando um caminho para outros eventos seguirem” assegurou Pedro Santos, gamer com deficiência auditiva.

Palestras sobre inclusão

Um ponto crucial foi a realização de palestras que abordam a importância da inclusão digital no cenário de games. Especialistas, streamers, ativistas e desenvolvedores discutiram estratégias para ampliar o acesso aos jogos eletrônicos, garantindo que as oportunidades e benefícios desse universo chegue a todos.

O diretor da Brasil Game Show, Marcelo Tavares, compartilhou seus insights “Estamos comprometidos em criar um espaço que celebre a diversidade. As melhorias em acessibilidade e a promoção de jogos inclusivos são pilares fundamentais. A BGS 2023 é apenas o começo.”

A maior feira de games da América Latina não apenas trouxe os maiores lançamentos, mas também demonstrou um compromisso real com a inclusão e acessibilidade.

As vozes que ouvimos refletem um consenso claro, a indústria de jogos está se movendo na direção certa, reconhecendo e abraçando a diversidade de seus públicos.